" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Estudos Bíblicos 
 
Os Ritos da Igreja
O ritual do santuário apresentava o evangelho em símbolos.Todas as atividades tinham uma finalidade específica e buscava levar o adorador a reconhecer a malignidade do pecado e a ação do sacrifício do Cordeiro de Deus na purificação do pecado e na renovação do pecador.Entre os simbolismos chama a atenção a pia junto à entrada do santuário que ,junto com confissão e o sacrifício,representa o plano da salvação em símbolos.No Novo Testamento a igreja cristã nascente adotou certos rituais que substituíram aqueles,mas com força simbólica ampliada pelo próprio Cristo.O Espírito Santo quer nos ensinar o que deseja que façamos ao estudar esses símbolos sagrados.Ouçamos sua voz!

1- Como era exemplificado o processo do perdão dos pecados no ritual do santuário? Levíticos 5:17 e 18
E se alguma pessoa ____ ,do rebanho trará ao sacerdote um ____ e lhe será ____.
O perdão e a purificação dos pecados eram obtidos através do sangue derramado do cordeiro (Hb 9:22).Este simbolismo apontava para a morte de Cristo,o unico meio pelo qual temos acesso ao perdão de Deus (Hb 9:26).No Novo Testamento,Deus instituiu outra cerimônia importante: o batismo.Através dessa cerimônia,o cristão tem a oportunidade de exteriorizar sua fé em Cristo Jesus,aceitando o Seu sacrifício na cruz como unico meio de perdão e purificação dos pecados (At 22:16).

2- O que era imprescindível para o sacerdote atuar no serviço do santuário? Exodo 30:18-21 (Marque V ou F)
(   ) Lavar-se na pia/bacia de bronze.
(   ) Abster-se do uso de carnes.
(   ) Fazer o voto perpétuo do celibato.
Lavar-se na pia de bronze mostrava a necessidade de purificação para o sacerdote exercer o serviço sagrado.De maneira semelhante,o Novo Testamento apresenta o batismo como meio pelo qual o cristão recebe de Deus a purificação e a capacitaç7o do Espírito Santo para ter uma vida cristã vitoriosa e exercer seus dons espirituais a serviço de Jesus Cristo,ingressando,assim,no sacerdócio de todos os crentes ( 1 Pe 2:9).

3- Qual o significado bíblico do batismo? Romanos 6:3 e 4; Colossences 2:12 (Marque V ou F)
(   ) Capacitação para nunca mais pecar.
(   ) Morte para o pecado e sepultamento da antiga maneira de viver.
(   ) Ressurreição para uma nova vida.
A palavra "batismo" significa mergulhar,submergir,e aparece 20 vezes no Novo Testamento.Através do batismo,confessamos nossa fé na morte e ressurreição de Cristo.Jesus foi batizado de maneira correta: por "imersão",ou seja,mergulhado totalmente nas águas do rio Jordão.O apóstolo Paulo,ao entender o plano da salvação,aceitou ser batizado da mesma forma que Jesus - por imersão.Ananias foi a voz de Deus falando ao coração de Paulo.Quando ele aceitou,tornou-se uma grande benção para a igreja apostólica,pois o batismo é requisito prévio para unir-se a igreja.

4- Qual é a importância do batismo? João 3:5; Marcos 16:16
Quem não nascer da ____ e do Espírito não pode entrar no ____ de Deus.Quem crer e for batizado será ____.
A Bíblia é clara em salientar o batismo é um ato consciente e voluntário e que exige um novo estilo de vida.Por isso Jesus chama o batismo de novo nascimento (Jo 3:7).Toda divindade está envolvida nessa cerimônia,e é por isso que a fórmula batismal deixada por Cristo invoca o Pai,o Filho e o Espírito Santo no momento do batismo (Mt 28:19).após o batismo passamos a fazer parte da família de Deus,na Terra,que é Sua igreja (Ef 2:19).

5- Qual é o pré-requisito principal para o batismo? Atos 8:36 e 37
É lícito,se ____ de todo o coração.
Conhecer a Cristo,Seus ensinos e aceitáolo como Salvador é fundamental antes da decisão pelo batismo.Este conhecimento é obtido por meio do diligente estudo da Palavra de Deus.Desenvolver um relacionamento cosciente.Não Há base bíblica para batismo de crianças recém-nascindas.

6- Quando devo tomar a decisão de me entregar a Deus através do batismo? Hebreus 3:15 (Marque V ou F)
(   ) Hoje             (   ) Amanhã            (   ) Nunca
Hoje,diz Jesus, é a sua oportunidade de se decidir pelo batismo e receber perdão,paz,esperança,nova vida e libertação da culpa.Atos 17:30 nos dá a certeza quanto a nossa vida passada."Não levou Deus em conta os tempos da ignorância;agora,porém,notifica aos homens que todos,em toda parte,se arrependam".O arrependiento deve preceder o batismo."Arrependei-vos,e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdâo dos vossos pecados,e recebereis o dom do Espírito Santo"(At 2:38).ao seguirmos a ordem de Jesus ,experimentamos a purifição da vida e recebemos o direito à Cidade Santa (ap 22:14).

7- Que cerimônia relembra Jesus como Cordeiro de Deus? Mateus 26:26-29; João 13:4,5 e 15; 1 Coríntios 11:23-28
Esta é a nova ____ no meu ____.Todas as vezes que comerdes este ____ e beberdes o ____ anunciais a morte do Senhor.
Santa Ceia:comemora a morte de Jesus e nossa morte para o pecado.Lava-pés: Cerimônia da humildade.Pãi: representa o corpo de Jesus,que foi sacrificado por nós.Suco de uva:simboliza o sangue de Cristo vertido pelos nossos pecados.O corpo do cristão como santuário reflete o desejo de Deus de também mantê-lo puro para glorificar o Seu nome ( 1 Co 10:31).É na segunda vinda de Cristo que finalmente esse santuário terá sua purificação e a tranformação difinitiva,para ser semelhante ao corpo glorificado de Cristo (Fp 3:21).


Compromisso de Fé:
(   ) Creio no batismo bíblico por imersão.
(   ) Quero resolbre todos os impedimentos e ser batizado.
(   ) Desejo unir-me à igreja atravé do batismo e fazer parte da Sua família.